Leonor Simioni

Formação:
Licenciada em Letras – Português e Italiano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005).
Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) – área: aquisição da linguagem.
Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (2011) – área: sintaxe.
Doutorado-sanduíche na University of Maryland (2010) e na Universiteit Utrecht (2011)
Área de atuação: sintaxe, interface sintaxe-semântica, aquisição da linguagem
Temas de pesquisa principais: concordância, nominais nus, descrição da gramática do português uruguaio, ensino de gramática, variação linguística.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5260632872182857
Página pessoal: http://sites.google.com/site/profaleonorsimioni

Orientandos
I – TCC de graduação
1) Eliza Echevenguá Pereira da Silveira. Análise prosódica de questões em programas de rádio na fronteira Jaguarão / Rio Branco. 2013.
2) Rafaelli Lakmann. Inclusão, surdez e leitura: desafios e possibilidades no ensino regular. 2014.
3) Caroline Gonçalves Feijó. A língua padrão oficial nos atos administrativos emitidos pela Prefeitura Municipal de Jaguarão. 2014.
4) Bruna Gabriela Padula Medeiros. Análise da posição dos clíticos em atas da Câmara de Vereadores de Jaguarão do século XIX. 2016.
5) Samantha Cuello Muniz. “Nas casa sempre em brasilero”: o preenchimento de sujeitos e objetos no PU de Poblado Uruguay. 2016.
6) Fernanda Pinto Ávila. Inclusão de pessoas com deficiência auditiva no ensino superior: um relato de experiência. 2016.
7) Sandrine Gonçalves Barros. Inclusão de alunos surdos e habilidades de leitura na escola Silvina Gonçalves em Arroio Grande/RS. 2016.
8) Jairo de Almeida Santana. Os adjuntos adverbiais como elementos de coesão textual (título provisório). Em desenvolvimento.

II – TCC de especialização
1) Lidiane Mendes Martins. Revisando a revisão no ensino escolar de gramática. 2015.
2) Verônica Morales da Silva. Crase sem crise: uma proposta didática. 2015.

III – Iniciação Científica
1) Samantha Cuello Muniz. Projeto “Os nominais nus em região de fronteira: uma investigação na interface sintaxe-semântica”. 2014 – 2016
2) Náthani Martins Soares. Projeto “Os nominais nus em região de fronteira: uma investigação na interface sintaxe-semântica”. 2015..

IV – Orientações de outra natureza (orientação de trabalhos para o Salão de IC da Universidade)
1) Cristiane Capozzi Pavani e Maria Soledad Lemos Baladán. Análise comparativa entre fala e escrita do português brasileiro, com estudantes do estado do Rio Grande do Sul: preenchimento de sujeito e topicalização. 2014.
2) Samantha Cuello Muniz. Análise contrastiva dos pronomes átonos: variações linguísticas no português brasileiro e no espanhol ibérico. 2014.

V – Grupo de estudos e pesquisa em gramática
1) Karoline Gasque
2) Marilza Oliveira
3) Caroline Gonçalves Feijó
4) Adriana Batista Lopes
5) Samantha Cuello Muniz
6) Lurian da Silveira Chaves

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